5 Razões para Mergulhar com Nitrox:
1 - Maior tempo de fundo:
O nitrox é uma mistura de ar enriquecida com oxigénio, que por sua vez contém uma menor percentagem de nitrogénio que o ar.
Esta redução de nitrogénio permite aos mergulhadores ter mais tempo de fundo sem entrar nos limites não-descompressivos (NDL)
Quanto menor a percentagem de nitrogénio no gás respirado, menor será a absorção de nitrogénio pelo organismo a uma dada profundidade.
De acordo com a NOOA (National Oceanographic And Atmosferic Association) nas suas tabelas de mergulho não descompressivo poderá comparar as diferenças de tempo que poderá fazer em mergulhos a ar e a nitrox.
2 - Menores intervalos de superfície:
Como a absorção de nitrogénio é menor com nitrox, implica que os mergulhadores terão de fazer menores intervalos de superfície entre mergulhos, pois como a absorção é menor, o tempo de libertação do nitrogénio torna-se mais rápido.
Costuma viajar para mergulhar? Então esta vantagem é para si, pois terá de fazer menor tempo sem voar utilizando nitrox, ou seja, poderá fazer mais mergulhos durante as suas viagens de mergulho!
Tabela comparativa de tempo de fundo não-descompressivo de Ar com Nitrox 32 e 36 fonte: http://www.scubadiving.com/training/basic-skills/nitrox-myth |
3 - Mergulhos Repetitivos mais longos:
Esta vantagem é obrigatória para quem pretende fazer vários mergulhos por dia; razão? Como foi dito acima a absorção de nitrogénio pelo organismo é menor do que mergulhando a ar.
4 - Diminuição do Cansaço:
Muitos mergulhadores dizem sentir menor cansaço após mergulhos com nitrox, comparando com ar; a percentagem de oxigénio na mistura por ser mais rica activa o seu organismo.
5 - Menor tempo de descompressão
Os mergulhadores técnicos usam misturas enriquecidas com oxigénio a percentagens superiores às permitidas para os mergulhadores recreativos (40%) de forma a acelerarem o processo descompressivo.
Sendo a especialidade nitrox recreativa, um pré-requisito para se iniciar no mergulho técnico.
A Especialidade Nitrox, poderá ser uma das várias que lhe permite atingir os titulos de mérito: Advanced Open Water e Master Diver!
Especialidade Mergulho Profundo:
A especialidade que lhe permite Mergulhar além dos 18m (limite Open Water Diver) até aos 39m.
Porquê Mergulhar mais fundo?
O interesse não passa pela profundidade em si, mas pela existência de naufrágios que se encontram a cotas mais profundas e como tal em melhor estado de conservação para serem visitados pelos mergulhadores, assim como a Vida Marinha existente a maiores profundidades além de mais protegida, difere das espécies encontradas em zonas menos profundas.
Estes são os dois factores que levam os mergulhadores a querer mergulhar mais fundo.
Como se recordará, ao terminar o seu Curso Open Water Diver, passou a estar certificado para mergulhar até aos 18m de profundidade.
Na eventualidade de ter optado pelo curso Advanced, realizou obrigatoriamente um mergulho aos 30m, limite de profundidade para o efeito durante esse curso. Os conhecimentos adquiridos são por norma mais gerais, pois a sua experiência não passou de UM mergulho a essa profundidade.
Nesta especialidade irá realizar TRÊS mergulhos de exame.
Ao realizar a Especialidade Mergulho Profundo, após ter adquirido o seu kit de aluno (Manual, DVD) irá de facto tomar conhecimento dos factores a ter em conta quando realiza imersões consideradas Profundas, Irá aprender a fazer um planeamento correcto do seu mergulho, pois neste campo é necessário ser mais cuidadoso com a forma como pretende executar os seus mergulhos, conhecer os potenciais riscos inerentes a este tipo de mergulhos,aprender como executar mergulhos profundos repetitivos, equipamentos específicos utilizados para este tipo de imersões, normas e procedimentos de segurança.
Um dos factores inerentes as imersões mais profundas, é a Narcose do Nitrogénio que afecta o Sistema Nervoso Central. Muitos mergulhadores ainda não a "conheceram", pois muitas vezes está lá patente, mas o mergulhador ainda não teve oportunidade de se conhecer ao ponto de a reconhecer.
Vários factores podem influenciar os efeitos narcóticos do nitrogénio, desde a falta de visibilidade, descanso, stress, podendo fazer sentir os seus efeitos a diferentes profundidades no mesmo mergulhador.
Outro ponto importante é o aumento de risco de doença descompressiva pela permanência a profundidades mais elevadas, dai a necessidade de aprender a fazer o planeamento correcto, utilizar as técnicas e equipamentos correctos.
Algo que ainda não teve oportunidade de experimentar como Open Water Diver, são os efeitos da pressão no seu suprimento de Ar (gás), pois passará a estar exposto(a) não a 2 Atmosferas, mas a 3 e 4 ATM´s.
Nestas condições a monitorização do gás que utiliza para respirar deverá ser bem mais frequente, e utilizados meios de segurança para a eventualidade de surpresas, possibilidade de utilização de fontes alternativas, backups, etc.
Mais irá aprender na componente teórica desta especialidade, bem como na prática.
Tópicos cobertos nesta especialidade:
Sistema Total de Mergulho e o Mergulho Profundo
Planemento do Mergulho Profundo
O seu mergulho Profundo
Potencias riscos do mergulho Profundo
Mergulhos Profundos Repetitivos
Misturas gasosas que poderá utilizar:
Ar comprimido
Nitrox
Nitrox?: é uma mistura de Ar comprimido com uma percentagem mais elevada de Oxigénio que lhe permite vários benefícios, um deles é a possibilidade de ter maior tempo de fundo não descompressivo para disfrutar os seus mergulhos.
Imagem
fonte: http://www.scubadiving.com/
Nesta tabela comparativa, poderá ver a relação entre profundidade e o tempo de fundo que poderá realizar com três misturas gasosas que poderão ser usadas nestes mergulhos. Ar comprimido, Nitrox 32, Nitrox 36.
110 pés são 33.5m
Com Ar comprimido poderá permanecer 20min, com nitrox 36 poderá permanecer 30min.
120 pés/36m
com ar comprimido poderá estar 15min, ao passo que com nitrox poderá estender o seu tempo de fundo para 25min.
Esta é apenas uma das vantagens da utilização de Nitrox nos seus Mergulhos!
Poderá combinar a Especialidade Nitrox com a de Mergulho Profundo, para tirar o máximo proveito dos seus mergulhos.
- Requisitos SSI: Certificação Open Water Diver.
- Requisitos i-DIVE:
- Certificação Open Water Diver
- Nivel de Experiência 3
- Bom controle de flutuabilidade
- Lançamento da bóia de Patamar correcto.
na eventualidade de ser OWD com nível de Experiência 3 poderá fazer aulas extra em águas confinadas por forma a aprender a executar as técnicas necessárias, e em caso de necessidade realizar a especialidade flutuabilidade perfeita.
Mergulho com fato Seco:
"Quando os dias ficam mais curtos, a água fica fria - em seguida, chegou o momento para Dry Suit Diving."
Se quiser mergulhar no outono e no inverno em água fria, deve fazer o curso de Dry Suit Diving. A visibilidade nessa época do ano geralmente é excelente, por isso é um bom momento para sair.
No programa DRY SUIT DIVING irá aprender as vantagens do fato seco de mergulho, fatos diferentes, válvulas, roupa de interior e acessórios para o fato seco.
Durante os 2 mergulhos obrigatórios irá aplicar técnicas adequadas de fato seco de mergulho e demonstrar o cuidado da manutenção do fato seco.
Conteúdo do Curso:
- Porquê Fatos Secos?
- Tipos de Fatos Secos
- Válvulas dos Fatos Secos
- Selecção da Roupa Interior
- Acessórios do Fato Seco
- Técnicas do Fato Seco
- Manutenção de Fatos Secos
- Reparos do Fato Seco
O principal objectivo de qualquer curso de especialidade SSI é ensinar as técnicas mais importantes num ambiente divertido. Todos os cursos são ministrados em palestras e formações na água.
Porquê Aprender a Mergulhar com fato seco?
Imagem
Lei de Boyle: A temperatura constante, o volume de gás varia inversamente com a pressão.
Como já deverá ter reparado os fatos secos por norma dispõe de válvulas, uma que ficará ligada à garrafa e outra que permitirá que o ar saia (habitualmente colocada no braço).
Isto porquê? Imagine um balão vedado a ser levado num mergulho; como já deve ter aprendido, o balão irá ser comprido diminuindo de volume; agora veja esse balão como o seu fato, estando você no seu interior; irá sentir a compressão do fato contra o seu corpo; como tal, para compensar, deverá injectar ar para dentro do fato seco para eliminar esse efeito da pressão que causa bastante desconforto, e em simultâneo criar outro factor de isolamento que será uma barreira de ar entre a água, o fato e o seu corpo.
Obviamente ao injectar ar, da mesma forma que sente variações de flutuabilidade quando usa o seu colete de mergulho (BCD), ao mergulhar com fato seco, terá de aprender a gerir a sua flutuabilidade que irá variar não com os habituais 3 factores, mas com 4 factores;
Fato húmido ou semi-seco:
lastro,
espessura do fato
colete
VERSUS
fato seco
lastro
interior utilizado
colete.
A forma como o ar se dispersa dentro dos coletes e asas, e bastante mais fácil de controlar, e por esta altura já deverá ser um mergulhador competente controlando a sua flutuabilidade pelo bdc/asa.
Passando a utilizar o fato seco, com o aumento de varáveis na sua flutuabilidade, deverá obviamente adquirir conhecimentos e técnicas necessárias para que continue a dominar a sua flutuabilidade sob o conforto do calor do seu fato seco.
Por vezes a forma como o ar injectado no fato seco se dispersa menos uniformemente pelo fato, seja neoprene ou tela, poderá causar algumas dificuldades, pois bolsas de ar se poderão formar dentro do interior do facto seco, e rapidamente ficar numa posição invertida, ou fazer subidas descontroladas.
Ao adquirir os conhecimentos e técnicas necessárias para utilizar o seu fato seco, o controle da sua flutuabilidade será re-aprendido e reposto, de forma a que além do conforto da temperatura corporal consiga manter-se estável durante todo o mergulho, fazendo os respectivos patamares necessários e minimizar o consumo de ar(gás) pois não estará constantemente a injectar ar, retirar ar, em pequenas variações de profundidade.
Esta razão é pela qual ao passar a mergulhar com fato seco, deverá adquirir os conhecimentos e técnicas necessárias na especialidade de mergulho com fato seco.
Mergulhe em conforto térmico, mas acima de tudo, em conforto técnico!
Especialidade Stress & Rescue:
Como em todas as actividades, há sempre factores de risco inerentes.
Esta especialidade permite-lhe ganhar conhecimentos sobre técnicas de salvamento, procedimentos de busca e recuperação.
Todos nós estamos sujeitos a estar perante situações de emergência, como tal, esta especialidade tem como pré-requisitos:
curso de suporte básico de Vida (recomendamos o programa da DAN)
Open Water Diver
Programa:
Teoria:
- Auto-salvamento - stress - reconhecimento e controlo de stress
- Equipamento e procedimentos de 1ºs socorros
- Preparação e gestão de emergências
- Equipamento
- Situações de salvamento
- Procedimentos de busca e recuperação
Curso de Suporte Básico de Vida Recomendamos programa DAN
Prática no Mar:
- Mergulhador cansado
- Mergulhador em pânico
- Resposta do barco ou da praia
- Mergulhador ansioso debaixo de água
- Procurar um mergulhador
- Chegada à superfície com mergulhador inconsciente
- Mergulhador inconsciente na superfície
- Subida com mergulhador inconsciente
1ºs socorros para doenças relacionadas com ar comprimido
Resposta da praia / barco para uma vítima inconsciente
Acidente 1 - cenário
Acidente 2 - cenário
Acidente 3 - cenário
Acidente 4 - cenário